Monday, February 29, 2016

29 de Fevereiro

Google Doodle DR
Nothing in all the world is more dangerous than sincere ignorance and conscientious stupidity.
Martin Luther King, Jr.

Há fenómenos curiosos que, à primeira vista, parecem impensáveis. É difícil imaginar nos dias de hoje alguém que defenda que a Terra é plana, que a Evolução não passa de uma teoria, que certos seres humanos têm menos direitos que outros por possuírem uma certa nacionalidade, um determinado género, uma língua, um tom de pele, um credo, ou uma sexualidade distinta da dos restantes. Contudo, seja por ignorância, propaganda, manipulação ou simples estupidez, ainda existem milhões de pessoas que pensam assim. Idiotas capazes de defender estas mesmas convicções até à última consequência, mesmo quando lhes são apresentadas provas e factos que demonstram o quão errados eles estão. O dia 29 de Fevereiro não é excepção.

De quatro em quatro anos, salvo algumas excepções que irei explicar mais à frente, temos um ano bissexto. O mês de Fevereiro ganha mais um dia. Os adeptos de futebol antecipam o Europeu, e os Jogos Olímpicos preparam-se para unir duzentas nações em torno do maior evento desportivo de todos os tempos.

Os anos bissextos existem pois a Terra demora mais algumas horas para completar o seu movimento de translação em torno do Sol, do que aquelas que encaixam em 365 dias. São mais ou menos oito horas a mais por ano.

Num período de 365 dias, oito horas parece pouco. Alguns podem vê-lo como um valor marginal. Mas, se isto é verdade para um simples ano, o mesmo não acontece quando estas horas começam-se a acumular ao longo de décadas, séculos, ou milénios. O dia 29 de Fevereiro existe então para compensar essas horas extra que acumulamos ano após ano. Não fosse por este dia e não tarda estaríamos a celebrar o Natal em pleno Verão, ou a ver os primeiros nevões na Serra a meio de Junho.

Para manter o nosso calendário estável e condizente com o ritmo das quatro estações, precisamos de corrigir periodicamente estas horas extra. E para isso podemos agradecer ao dia 29 de Fevereiro.

Contudo, existem excepções a esta regra. São bissextos todos os anos múltiplos de quatro, excepto os múltiplos de cem, a menos que estes sejam também múltiplos de 400. Por exemplo, o ano 2000, múltiplo de 400 e de cem, foi ano bissexto, já o ano 2100 não será bissexto, mas os anos 2096 e 2104 vão ser. Isto acontece porque, novamente, essas oito horas extra, não são bem oito horas. Infelizmente o Cosmos não se guia pelas nossas métricas, não deixando enfim de exigir uma forte precisão.

Fossem todos os anos múltiplos de quatro bissextos e, a cada 500 anos, tínhamos um desvio de três ou quatro dias a mais. Por este motivo, todos os anos múltiplos de cem que não sejam, ao mesmo tempo, múltiplos de 400, não são bissextos. Parece complicado, mas visto que a esperança média de vida de qualquer pessoa ainda não chega aos 200 anos, é de certa forma irrelevante preocuparmo-nos com isto. É então mais simplista decorar apenas que os anos bissextos acontecem “sempre” de quatro em quatro anos.

Não existe então nenhum grande obstáculo lógico que impeça as pessoas de aceitarem a existência do dia 29 de Fevereiro. Afinal não passa de algo tão natural no nosso calendário como os Jogos Olímpicos, o Carnaval, ou o Equinócio da Primavera. Mas claro que mesmo uma questão tão simples acabaria por ter uma grande onda de contestação. Bom, se calhar não é assim tão grande, mas não deixa de ser hilariante.

Há quatro anos, gerou-se uma onda de comentários, artigos e vídeos espalhados pelas redes sociais, a anunciar um movimento de adolescentes contra a existência do dia 29 de Fevereiro. O único argumento usado por este movimento era o quão estúpido este dia extra era. Completamente ignorantes do quão importante ele efectivamente é.

Sim, compreendo que seja inconveniente para quem nasceu neste dia, poder celebrar o seu aniversário no dia correcto apenas de quatro em quatro anos. Mas é um pequeno preço a pagar para termos um calendário, imperfeito, mas, até um certo ponto, relativamente previsível.

O dia 29 de Fevereiro é um dia que devia ser celebrado. Um feriado Mundial que promovesse a paz e o diálogo entre as nações. Afinal, um ano bissexto é também um ano de Jogos Olímpicos, e que melhor desculpa que esta, para nos sentarmos à mesa e partilharmos os nossos diferentes pontos de vista.

Percebo aqueles que se fazem passar por idiotas para ganhar cliques, visualizações, comentários, partilhas, enfim, popularidade. Contudo, ao fazerem isso, não só passam uma imagem de ignorantes, como estão a apelar ao mais baixo denominador comum. Criem conteúdo de qualidade, informem-se, e aprendam a argumentar com base em factos.

Para mais informações sobre os anos bissextos e o dia 29 de Fevereiro podem clicar aqui.

Feliz dia 29. Morram Pencas, morram! (Esse é o 23) Esqueçam as Pencas então. Pim.

No comments: