Bufo Real, Foto DR |
Todos temos os nossos medos. Alguns com fundamento, outros sem nenhum. Mas o que é o Medo? Uma espécie de sentimento que nos torna inseguros e receosos? Talvez.
Como é que uma coisinha tão adorável com uns olhos destes pode ser considerada de mau agoiro? Talvez por só sair à noite, e daí a sua actividade ser desconhecida do mais comum dos mortais. Ser uma criatura da noite, já é por si só sinónimo de mistério.
A verdade, é que nós como seres humanos tememos aquilo que desconhecemos. De animais, a pessoas estranhas ou diferentes de nós, da escuridão, ao nosso incerto futuro. O Medo ajuda-nos a mantermo-nos atentos, e a melhorar certos aspectos da nossa vigilância. Não é um sentimento totalmente mau. Mas, como tudo na vida, Medo em excesso pode resultar em problemas físicos e psicológicos muito graves. O mesmo que aconteceria se fossemos completamente desmedidos.
Muitos têm medo de morrer. Alguns, pela forma que esperam não seja dolorosa. Outros, pelo que virá, ou não, a seguir. A verdade, é que a incerteza de questões milenares como estas, pouco ou nada ajuda a superar estes medos.
Saber todas as respostas, por si só, seria aborrecido e arrepiante. Não existe uma verdade absoluta, e não vale a pena procurá-la. Procuramos por religiões, Deuses, ídolos, heróis, mas no fim de contas, nós é que somos a nossa religião, o nosso Deus, o nosso ídolo e o nosso herói. Se não formos capazes de ter confiança em nós próprios, e se não acreditarmos que somos capazes de superar os nossos medos, nem tão pouco de os compreender, estamos condenados a cair num ciclo vicioso, de onde sairemos sempre perdedores. Sempre em busca das respostas nos outros, a questões que só podemos encontrar em nós próprios.
Devemos então continuar a ter Medo, para aprendermos a superá-lo. Devemos compreender e ter cuidado com as consequências que esse Medo pode vir a ter no resto do Mundo. Pois a única forma de se atingir o altruísmo parte por abraçar o egoísmo.
No comments:
Post a Comment