Saturday, January 17, 2009

3 Anos Sem Sentido

Faz hoje três anos desde a criação deste pequeno canto da blogosfera. Ao fim de todo este tempo ficou ainda por explicar o verdadeiro sentido do seu título, mas também não será hoje que esse segredo milenar será revelado.

Tal como os Coelhos Amarelos, cuja revolução ainda está para breve, por mais esquecida que esteja no pensamento dos comuns mortais que ignoram a existência da real maior conspiração que este planeta alguma vez viu, o não sentido da razão deste blogue manter-se-á fechado no seu cofre por tempo indeterminado.

O No Sense of Reason é feito de momentos, de inspiração, de introspecção, de raiva, de felicidade, de eloquência ou de mera idiotice, mas enfim, momentos. De todos eles apenas lamento a falta de mais palavras, de mais comentários, de mais dissertações, às quais inicialmente me apeguei, mas que nos últimos anos, por circunstâncias que me ultrapassam, vi-me forçado a deixar.

Prometo apenas tentar regressar às velhas tradições e procurar a musa literária que há já dois anos se mantém escondida da minha inspiração. Nada posso agourar para o futuro deste espaço, como também não o posso fazer quanto ao meu próprio futuro. Apenas mantenho a esperança que temas como amor e felicidade, principalmente o primeiro, surjam com maior frequência, e sem o seu uso habitual como antónimos do verdadeiro sentimento que assola a minha existência.

Foram muitos anos, que ainda assim passaram depressa. Rápido demais, mas à velocidade que lhes era suposto fazer esta demanda. Agora não é altura para balanço, nem para recordações. Bom... Cederei uma pequena recordação da pequena música que inspirou este pequeno universo.

Friday, January 16, 2009

Há 2 Anos Atrás do Volante

Imagem DR
I don't know where I'm going, only God knows where I've been. I'm a devil on the run, a six gun lover, a candle in the wind. 
Blaze of Glory, Bon Jovi 

I walk these streets, a loaded six string on my back. I play for keeps, 'cause I might not make it back. I've been everywhere, still I'm standing tall, I've seen a million faces and I've rocked them all. 

Thursday, January 15, 2009

Querido Diário

Ontem passei o dia a conter as lágrimas nos cantos dos olhos. Esforço inglório que apenas cedeu já muito após o soar das doze badaladas. Talvez não tivesse motivos para estar triste, mas sentir o contínuo fluxo de esperança a escapar-se por entre os meus dedos, por mais indiferente que seja a qualquer sensação a que os outros gostam de chamar de sentimento, há sempre algo que acaba por encontrar o seu caminho para a superfície, desencadeado pelo mais ínfimo pormenor.

Passaram várias semanas desde a última vez que pensei na minha incapacidade de sentir. No meu "vazio" que alimenta a possibilidade da verdadeira existência do nada. Tive um "daqueles dias", achava. Se calhar erro ao dar-lhe essa designação. No final de contas, foi um dia como tantos outros que, numa imparável sucessão, teimam em não me libertar.

Na verdade não lhe faço justiça, no balanço final nem foi um dia mau de todo, mas as vinte e quatro horas de uma quarta-feira, ou de qualquer outro dia da semana, são feitas de detalhes que demarcam o sentimento que prevalece sobre o que resta do dia.

Cheguei a casa às onze da noite, apesar da fome que implorava pelo jantar, ainda não habituada a uma rotina de ano e meio imposta todas as quartas-feiras por minha própria vontade e prazer, poucos motivos encontrava para apressar o regresso.

No caminho mantive as luzes desligadas enquanto guiava pela esquerda. Não sei porque o fiz. Talvez esperasse pela colisão, talvez apenas quisesse quebrar as regras. No fim, ao parar apenas disse: "Já não quero saber".

Enquanto caminhava pelas ruas escuras, poucas horas após o anoitecer, pedia por solidão, que nas mais desertas vielas, acabei por não encontrar. Pormenores, no fundo, pequenos pormenores.

Nunca foi tão difícil manter a promessa, ao longo de tantos anos o desgaste e o cansaço retiraram-me as energias que teimo em puxar ao máximo por mais inútil que isso seja. É cada vez mais difícil acreditar. No fim cedo sobre os pequenos pormenores que por enquanto pecam em clareza, não me permitindo ver a resposta para lá das típicas presunções. Únicos laços de sabedoria que o tempo me soube dar.

No Comment

If you immediately know that the candle light is fire, than the meal had been cooked a long time ago.

Tuesday, January 13, 2009

Fim de uma Era

Stargate SG-1, Imagem DR
Enemy at the Gate, marcou o fim de uma longa saga de doze anos. O último episódio da quinta e última temporada de Stargate Atlantis, é um autêntico épico à longa demanda da série de ficção científica, podendo ele próprio ser classificado entre os melhores episódios dos cinco anos de Stargate Atlantis.

2007 viu Stargate SG-1 chegar ao fim após dez anos seguidos no ar, tornando-a na mais longa série de ficção científica da história da televisão. SG-1 não ficou por aí, ainda foram lançados dois telefilmes – The Ark of Truth e Continuum – e o spin-off da Galáxia de Pegasus ainda perdurou durante mais duas temporadas.

Foi com grande tristeza que os fãs souberam no Verão passado que a quinta temporada de Stargate Atlantis era também a última. Contudo, a boa nova chegou em forma de projecto renascido. Há uns anos tinha sido planeado o segundo spin-off de Stargate SG-1, o Stargate Universe, o enredo ainda estava algo verde e rude, com muitas arestas por limar. A crise nos estúdios do SciFi e a greve dos guionistas obrigaram este projecto a ser posto de lado. Com o anunciar do regresso da Atlântida aos mares profundos, Universe veio ao de cima para aclamar o seu lugar no panorama Stargate.

A Saga chegou ao fim, tão cedo não voltaremos a ver O'Neill (com dois Ls), Daniel Jackson, Teal'c e Samantha Carter, atravessarem o wormhole na descoberta de novos mundos, novos amigos, e de perigos que o universo desconhecido nos traz. Nem tão pouco veremos John Sheppard a chatear Rodney McKay, para se apressar a descobrir uma forma de os salvar dos Wraith, que ao fim de cinco temporadas continuam a constituir uma ameaça, se bem que cada vez menor. Agora resta-nos esperar pela mais recente adição à família Stargate.

No ciclo natural da vida, tudo tem um princípio, um meio e um fim. Foram uns bons anos de ansiedade à espera do fim-de-semana para ver o próximo episódio, ou a aguentar os meses de Verão, para que a série retornasse. Esperemos que a mesma emoção, e que a mesma tradição, se mantenha com Universe.

No Verão, teremos a resposta. Até lá, Chevron 7 locked.

Sunday, January 11, 2009

Renovação do Universo No Sense

Prestes a completar três anos de existência, é altura de renovar o modelo dos blogues do Universo No Sense. Renascido das cinzas do velhinho Blue Dove, somam-se já 88 artigos publicados neste blogue, com a regularidade de pelo menos um por mês – excepções feitas a Setembro de 2006 e a Novembro de 2008. Com o passar dos anos, o No Sense viu surgir três blogues associados, e mais recentemente presenciou a estreia do Mercúrio do Porto, o primeiro blogue noticioso e desligado da rede No Sense.

O início deste novo ano mostrou-se como a altura perfeita para reorganizar, e renovar, a estrutura dos blogues que nos últimos anos têm servido de espaço para a publicação de pensamentos, opiniões, notícias, trabalhos e ficção.

Mas vamos lá ao que interessa. Todos os blogues vão sofrer alterações a nível de design, nomeadamente, o menu lateral direito será reformulado de forma a que todos possuam os mesmos widgets, fora aqueles particulares a cada blogue.

As alterações a nível editorial são as seguintes:

  • Será reforçada a componente de opinião, funcionando como blogue de apoio e de promoção dos restantes blogues, sendo que, fora artigos publicados antes de Janeiro de 2009, não haverá repetição de artigos entre nenhum dos blogues do Universo No Sense.
  • Este blogue servirá ainda para a exposição de trabalhos académicos, desde que não sejam de natureza noticiosa.

  • Este espaço vai manter a função inicial de blogue para exposição de prosas e demais obras de ficção.

  • Continuará a ser um blogue lírico.

  • Ao contrário do que seria de esperar não cairá em desuso sendo-lhe agora atribuída a denominação de blogue noticioso, onde serão colocadas todas as notícias referentes a Ovar.

  • Mantém o propósito inicial de blogue noticioso.
  • A possibilidade de uma segunda edição impressa ainda continua em aberto, contudo mostra-se pouco provável.

Sunday, January 04, 2009

Mercúrio do Porto

Mercúrio do Porto, Design: Adriano Cerqueira

O mais recente Jornal que traz as notícias da Invicta para o resto do Mundo.