Tuesday, January 13, 2009

Fim de uma Era

Stargate SG-1, Imagem DR
Enemy at the Gate, marcou o fim de uma longa saga de doze anos. O último episódio da quinta e última temporada de Stargate Atlantis, é um autêntico épico à longa demanda da série de ficção científica, podendo ele próprio ser classificado entre os melhores episódios dos cinco anos de Stargate Atlantis.

2007 viu Stargate SG-1 chegar ao fim após dez anos seguidos no ar, tornando-a na mais longa série de ficção científica da história da televisão. SG-1 não ficou por aí, ainda foram lançados dois telefilmes – The Ark of Truth e Continuum – e o spin-off da Galáxia de Pegasus ainda perdurou durante mais duas temporadas.

Foi com grande tristeza que os fãs souberam no Verão passado que a quinta temporada de Stargate Atlantis era também a última. Contudo, a boa nova chegou em forma de projecto renascido. Há uns anos tinha sido planeado o segundo spin-off de Stargate SG-1, o Stargate Universe, o enredo ainda estava algo verde e rude, com muitas arestas por limar. A crise nos estúdios do SciFi e a greve dos guionistas obrigaram este projecto a ser posto de lado. Com o anunciar do regresso da Atlântida aos mares profundos, Universe veio ao de cima para aclamar o seu lugar no panorama Stargate.

A Saga chegou ao fim, tão cedo não voltaremos a ver O'Neill (com dois Ls), Daniel Jackson, Teal'c e Samantha Carter, atravessarem o wormhole na descoberta de novos mundos, novos amigos, e de perigos que o universo desconhecido nos traz. Nem tão pouco veremos John Sheppard a chatear Rodney McKay, para se apressar a descobrir uma forma de os salvar dos Wraith, que ao fim de cinco temporadas continuam a constituir uma ameaça, se bem que cada vez menor. Agora resta-nos esperar pela mais recente adição à família Stargate.

No ciclo natural da vida, tudo tem um princípio, um meio e um fim. Foram uns bons anos de ansiedade à espera do fim-de-semana para ver o próximo episódio, ou a aguentar os meses de Verão, para que a série retornasse. Esperemos que a mesma emoção, e que a mesma tradição, se mantenha com Universe.

No Verão, teremos a resposta. Até lá, Chevron 7 locked.

No comments: