Tuesday, July 24, 2007

A Saga Continua

Dragon Ball, Imagem DR
Desde pequeno que gosto do Dragon Ball, tal como a maioria da geração que começou a ganhar consciência nos anos 90. Contudo, sempre houve algo que faltou à série para a tornar ainda mais mística – se bem que criar mais misticismo em volta dela seria algo sempre muito difícil de alcançar.

Esse algo foram as músicas. Apenas com a chegada do Dragon Ball GT é que finalmente surgiu uma música digna de ser decorada e imortalizada nas memórias dos amantes de um dos Anime que mais marcaram esta geração.

Infelizmente, o GT chegou muito tarde. Os fãs já estavam fartos das longas e intermináveis sagas que assolaram o Dragon Ball Z. A história era agora um círculo vicioso de clichés. Afinal quantas vezes podia a Terra ser destruída e reconstruída? E quantas vezes mais teríamos que reunir as bolas de cristal para ressuscitar toda a gente morta por criaturas maldosas que à medida que o tempo passava iam ficando cada vez mais fortes?

Tudo isto levou os fãs a desertar, e o GT acabou por não ter o impacto que podia, e que devia ter tido.

Seria o Dragon Ball diferente se a música fosse diferente? Porque não experimentar com os originais? O vídeo que se segue é o tema original do Dragon Ball, sem a deturpação que a SIC lhe deu para o tornar mais "apetecível" à sua audiência lusa – mesmo tendo em conta que a sequência de imagens foi criada em França.


A melodia dá-me arrepios. Para ser justo aqui têm a versão portuguesa:


O Dragon Ball Z também não fica atrás. Além de rapidamente nos fartarmos dos spoilers de Namek, e das lutas contra o Freeza e os Guerreiros do Espaço, este foi o tema mais detestado de sempre da série.

À versão original também falta um certo je ne sais quoi, mas encontra-se vários patamares a cima daquela que forçosamente ouvíamos, sempre ansiosos por saber como Son Goku iria vencer as forças do mal.


Mais uma vez, a seguir mostro a versão portuguesa para tirar as teimas.


Não se sentiriam melhor ao ouvir esta música e ao ver esta sequência? Pelo menos em mim teve esse efeito.

Para terminar aqui têm as versões do GT. Pessoalmente acho que a portuguesa está muito bem conseguida, mas a original não fica atrás. Ou não fosse a melodia a mesma.


"Ser como tu e até o medo saber enfrentar sem qualquer segredo." Uma verdadeira lição de vida, ou o exagero de um fã devoto.


Até sempre Son Goku.

1 comment:

Joana said...
This comment has been removed by a blog administrator.