Ao começares a ler este artigo já deste o primeiro passo. Mas não te preocupes, o caminho não é muito longo, caso contrário não valeria a pena percorrê-lo. Procrastinar não é ser preguiçoso, não é deixar tudo para a última só porque não te apetece fazer agora. Procrastinar é pôr de lado aquilo que neste momento não te irá trazer qualquer tipo de satisfação, e gastares o teu tempo com algo que gostas.
A primeira coisa a fazer é colocares-te numa posição em que pelo menos aparentes estar ocupado. Evita ler textos demasiado longos. Navega pela net em intervalos de tempo regulares e pouco espaçados. Mantém uma janela de conversação ligada com alguém que não fale muito, mas que também não te mantenha à espera de resposta por um período muito longo. E não te esqueças de deixar sempre o e-mail, e algum documento aberto no background, com fácil acesso, não vá alguém apanhar-te em flagrante delito.
Agora apenas te resta encontrar algo com o qual te ocupares. Qualquer motor de busca é um bom sítio para começar, as ideias vão surgir naturalmente e quando te deres conta já passa da hora de sair. O truque está em não gastares as tuas fontes. Não te limites a apenas um site, pesquisa coisas novas e mantém-te activo. Os sites de notícias são também uma boa forma de ocupares o teu tempo. Sugiro que consultes as secções de Ciência e Cultura, e aprofunda os temas que por lá encontrares com pesquisas na Wikipédia ou em sites da especialidade.
Adere às redes sociais, o twitter e o tumblr são os ideais, com vários links e coisas interessantes a serem divulgadas a cada minuto. Desaconselha-se o uso do facebook visto que assim corres o risco de te perderes em minúcias sociais de pouco interesse e, sinceramente, ninguém quer saber o que os outros andaram a fazer no fim-de-semana.
Enquanto o facebook é facilmente reconhecido a alguma distância, o twitter, o tumblr, e as restantes redes são vistas como corpos estranhos e não provocam no eventual bisbilhoteiro a sensação de que estás a procrastinar.
Explicado desta forma até parece que dá mais trabalho fazer nada que nada fazer. Com o tempo vais-te aperceber como isto é bem mais fácil do que parece. Provavelmente viste este link no twitter ou no facebook, e decidiste gastar alguns minutos do teu tempo a ler um artigo sobre fazer nada. Se chegaste até aqui, já estás num bom caminho.