365 dias, 128 bilharacos, 64 pacotes de Pop Chocs, 32 dias pedrado, 16 instalações simétricas, 8 pães-de-ló, 3 distritos, 1 Uberman Shedule e 0 pencas depois, está de regresso a Véspera da Véspera de Natal! Acredita em mim, e as pencas tornar-se-ão em couvões.
Mas couvões e pencas não são sinónimos? Couves queres tu dizer, ou repolhos? Há diferença? Sim. Mas eu não quero saber.
Jesus estava a jogar ao peão enquanto o Domingos ligava a PS3 ao seu novo LED 3D. O Mindo também estava ali, por algum motivo.
“Ó Domingos, tem lá paciência”, disse Jesus enquanto acendia uma das velas do seu Menorah, apesar deste ano o Hanukkah ter sido mais cedo, mas este Jesus não recebeu o memo. No meio de visitas a Genselkirchen e celebrações do antigo avançado do Sporting de Lourenço Marques, também conhecido como Eusébio, Jesus só tinha tempo para ver vitórias a migrar para Norte.
“Mas não é inverno?”, pergunta o Mindo, que continuava por ali, apesar de toda a gente o ignorar.
“Isso é subjectivo”, responde Vasco da Gama que por acaso passava por ali para usar o telefone de Jesus para votar no António da Casa dos Segredos. "Ele é fofo e ao mesmo tempo parolo", confessou recentemente à Caras durante uma festa do Afonso Henriques com o Aristides de Sousa Mendes para celebrar a redescoberta da terra desconhecida chamada Brasil, onde o Mindo se encontrava antes de se perder por aqui.
Jesus, Domingos, Vasco da Gama, Eusébio e o gajo dos óculos escuros saíram dali. A principal razão era evitar terem que falar com o Mindo, mas este não percebeu e foi atrás deles. Juntaram-se a Sócrates, o filósofo, para debater a diferença entre pencas e couvões.
Fernando Pessoa e Camões, que tentavam versar sobre aquilo, pararam para questionar a descoberta da terra desconhecida chamada Brasil, enquanto esperavam pelo comboio das 13h06, apesar de hoje este não circular, já que é domingo.
“Mas hoje é quinta-feira!”
“Tu é que és quinta-feira!”, responde o gajo dos óculos escuros, demonstrando os seus rápidos reflexos mentais.
“’Tu é que és’ está longe de ser uma resposta digna de ser referida.”
“Tu é que tens dois sentidos!”
“Como uma estrada!”, diz o Mindo, rindo-se em alta voz, apesar de mais ninguém ter achado piada.
Fernando Pessoa, Camões, Sócrates, o filósofo, Eusébio, Vasco da Gama, e o gajo dos óculos escuros, foram-se embora, deixando em aberto a eterna questão sobre a diferença entre pencas e couvões.
Cá para mim é 42. Deixa-te disso e vai ver o Stargate Universe... Ah, pois, não podes porque foi cancelado!
Domingos perdeu a paciência e foi para Braga jogar ao peão. Esse não era Jesus? O Jorge? Não, o Cristo. Esse não nasce apenas amanhã? Não ouviste? O quê? Bird, bird, bird! Bird is the word! Porquê Jesus? Porquê?!
Fernando Pessoa regressa depois de dormir vinte minutos, e assim habilitar-se a mais quatro horas desperto antes da próxima sesta. Camões traz consigo um cartaz que arrancou do Continente onde dizia "couve penca" com uma promoção de Janeiro a Janeiro. Esse é o Pingo Doce. Deixa de implicar com as minúcias do discurso dos outros e preocupa-te com seja lá o que for que tens para fazer. Buzzkill.
No meio da confusão, enquanto Eusébio tweetava sobre o que se estava a passar no seu Android e Vasco da Gama usava o iPad para fritar umas batatas, Jesus decidiu acender mais uma das velas da sua Menorah e pôr aquele chapéuzinho na cabeça, também conhecido como yarmulke.
Todos tiraram uma foto para colocar no facebook e partilhar através do tumblr, enquanto o gajo dos óculos escuros marcava no foursquare as coordenadas do restaurante de francesinhas em Aveiro, onde todos iam cear mais logo. O Mindo actualizava o seu perfil do linkedin para alargar a sua rede de contactos no universo do stand up comedy, apesar de ser o único capaz de se rir com ele próprio.
E assim se celebra a Véspera da Véspera de Natal, numa galáxia sem sentido onde todos estes seres se reúnem para debater as tremendas complexidades da existência cuja resposta continua a ser 42. Chega então ao fim mais um ano sem que alguém alguma vez descubra qual a diferença entre pencas e couvões, couves ou repolhos.
A todos um Feliz Natal e a todos uma boa noite! Se alguém entrar pela vossa chaminé durante a noite, comer as vossas bolachas e beber o vosso leite, chamem a polícia pois acabaram de ser assaltados, o Avô Geada só aparece de 6 para 7 de Janeiro. С Рождеством!
Morram Pencas, morram! Pim!