Monday, September 14, 2015

Insanity, the Devil You Know

Foto DR
Algumas mais válidas que outras, mas é sempre fácil encontrar desculpas. Não tenho tempo, não tenho espaço, não tenho energia, estou cansado, está frio, estou doente, tenho a perna ferida. Embora as últimas sejam aceitáveis, não passam disso, desculpas.

No ano passado, após duas tentativas falhadas e uma primeira semana atribulada, consegui encontrar a força de vontade necessária para completar os 60 dias do meu programa de Insanity. Sem interrupções, entre festivais, férias e uma dor de dentes terrível na última semana, consegui chegar ao último fit test, na melhor forma da minha vida, e pronto para continuar. Tinha inicialmente comprometido comigo próprio a iniciar o Focus T25 pouco tempo depois do Insanity para não perder a forma e para continuar a melhorar a minha resistência e a tonificar o meu corpo. Contudo, após a operação para retirar o siso, e as duas semanas de recuperação que se seguiram, chegou o Inverno.

O frio, a desmotivação, a falta de energia e a ansiedade que assolou os meses que se seguiram, e que ainda hoje estou a tratar, fizeram-me adiar continuamente esta ideia. A mudança para Coimbra também não ajudou. Embora estivesse mais perto de casa e as viagens ao fim-de-semana fossem mais curtas, a carga horária do meu novo trabalho e a adaptação a uma nova cidade, não ajudaram a encontrar a motivação necessária para dar aquele importante passo na recuperação da minha actividade física.

Engordei bem mais do que aquilo a que estava habituado e atingi um ponto em que a única alternativa viável era parar com as desculpas e começar de novo. Comecei por correr à noite num circuito de manutenção perto de minha casa, entre dois a quatro quilómetros por noite. Notei alguma diferença, mas estava longe de ser suficiente. Pelo meio tive um pequeno acidente nas escadas que resultou numa grande ferida na minha perna direita, e num longo período de recuperação.

Tentei recomeçar o Insanity, mas faltava-me energia, motivação e espaço. O meu quarto no meu anterior apartamento tinha pouco espaço e mal conseguia fazer os exercícios sem bater contra alguma mesa ou contra a própria cama. Experimentei o Focus T25, mas a curta duração dos vídeos e os exercícios estranhos que não conseguia dominar desmotivaram-me ainda mais. Foi aí que decidi regressar ao denominador mais básico, ao demónio que já conhecia, à montanha que já tinha escalado e que reconhecia em mim o potencial necessário para a voltar a escalar. Essa montanha tem o nome de Insanity, e ontem concluí o seu primeiro mês.

Ao entrar agora na semana de recuperação, sei que ainda me restam mais trinta dias de esforço pela frente. Defini para mim próprio um novo plano de treino que vou tentar adoptar quando terminar o segundo mês de Insanity. E desta vez tenciono levá-lo até ao fim. Vivo agora num novo apartamento. O meu quarto tem espaço mais do que suficiente para fazer os exercícios necessários, e não quero voltar a perder toda esta energia que o treino do Shaun T me oferece. Não tenho desculpas, e fora algum imprevisto vou levar este plano até ao fim.

Descrevo-o hoje como uma espécie de motivação extra para mim. Um manifesto que me faça recordar constantemente o compromisso que hoje faço. Após terminar o Insanity vou repetir a primeira semana. Em parte para reduzir a carga de esforço sem ter que parar logo, mas também para ver o quão diferente consigo fazer os exercícios do primeiro mês após as longas cargas do segundo. Depois de uma semana de descanso, vou retomar as corridas no circuito de manutenção durante duas a três semanas. Intercaladas com exercícios de Pure Cardio e Cardio Abs sempre que chover, com Cardio Abs e Insane Cardio Abs todas as terças e quintas-feiras. Por fim, vou experimentar o novo programa Insanity Max 30. Se, tal como aconteceu com o Focus T25, vir que isto não serve para mim, reinicio o meu programa de Insanity até atingir um estado físico capaz de satisfazer os meus objectivos.

Não quero voltar ao meu estilo de vida sedentário. Não quero voltar a adiar velhos projectos, assim como alguns dos compromissos que fiz ao longo do último ano. Talvez no futuro me inscreva num ginásio, talvez uma rotina regular de treino seja suficiente. Não sei. Apenas sei que, neste momento, não vai ser por falta de força de vontade que não vou conseguir terminar o segundo mês de Insanity. Um passo de cada vez. Um plano traçado. Uma aventura pessoal na qual já parti, e onde o importante não é chegar mas sim, continuar caminhando.

Dig deeper!

No comments: