Saturday, December 31, 2011

As Compras Inúteis de 2011

Curiosidade, desejos antigos, ou simples impulsos do momento, forçam-nos a comprar coisas que não precisamos. Embora estes casos sejam muito pontuais acabam por ficar na memória mesmo depois de nos livrarmos deles, nem que seja pelo dinheiro que foi desperdiçado de forma tão casual.

2011 não foi dos anos com maior número de desastres orçamentais, mas aqueles que aconteceram merecem algum destaque.


Frasco de Marmite
1.º Lugar) Marmite (Continente de Lagos - € 4,34)

Há já vários anos que tenho ouvido falar desta fantástica “compota” vitamínica muito popular nas terras de Sua Majestade. Famosa entre a comunidade vegetariana (e não só), marmite é feita através de extracto de levedura e muito rica em B12. A sabedoria popular diz que é daquelas coisas que não têm meio-termo, ou se adora ou se detesta.

Apesar dos diversos avisos a alertar que apenas as pessoas que comiam marmite desde uma tenra idade são capazes de verdadeiramente gostar disto, sempre tive curiosidade em provar.

Descobri que se vendia no Continente através da loja online, mas nunca a tinha visto à venda. Enquanto passava férias no Algarve, fui ao Continente de Lagos fazer algumas compras e no meio dos molhos de culinária lá estavam uns quantos frascos de marmite. Senti alguma relutância em trazê-la dado o preço elevado, mas como só se vive uma vês, quando seria a próxima oportunidade para comprar um frasco destes?

Guardei-o no apartamento durante alguns dias, ganhando coragem para descobrir se o investimento tinha valido a pena. A Internet dizia-me que a melhor forma de comer marmite era em tostas com queijo. Assim fiz. Foi de longe a pior experiência gastronómica da minha vida. Só de pensar no sabor daquilo dá-me vómitos. É tão enjoativo e sabe a cerveja morta. Experimentei novamente com queijo para ver se cortava o sabor, mas não, por incrível que pareça ainda soube pior.

Parece-me que faço parte da percentagem da população que odeia marmite. Paciência, terei sempre Nutella, Manteiga de Amendoim ou Geleia para barrar no pão ou nas tostas e sou feliz assim. Já agora deixo-vos com uma pequena dica culinária: Tostas com Atum e Geleia é muito bom, eu sei que a ideia vos repugna, mas acreditem é a das melhores combinações que alguma vez comi em tostas.

Letterman Jacket
2.º Lugar) Imitação de Letterman Jacket (€ 22,5)

Talvez por influência dos filmes de adolescentes norte-americanos sempre quis ter um Letterman Jacket. Por diversas vezes pesquisei online por um, mas sempre que encontrava o preço andava à volta de 200 dólares, demasiado caro para um simples casaco. Recentemente descobri que na Zara vendiam alguns modelos, mas eram vermelhos e o preço rondava os € 45 o que também considero caro visto que seria um casaco para usar apenas algumas vezes.

Um dia passeava por Ovar e vi na montra de um pronto-a-vestir que tinham desses casacos à venda por apenas € 22,5. Decidi aproveitar a oportunidade, contudo, a loja estava sempre fechada aos fins-de-semana e durante a semana fechava às 19h. Um dia saí mais cedo do trabalho e pedi à minha mãe para me encontrar lá na loja. Quando cheguei a senhora estava a fechar e apenas restava a minha mãe que lhe tinha pedido para esperar por mim. Cheguei, experimentei o casaco, ficava-me bem mas reparei que tinha algumas coisas escritas que não faziam sentido nenhum e que além disso ficavam horríveis. Por culpa de ver a senhora ali a adiar o fecho por minha causa acabei por o comprar, pensando que os dotes de costureira da minha mãe seriam suficientes para retirar esses escritos. Infelizmente quando cheguei a casa ela disse-me que não dava para tirar. Como os restantes artigos da loja eram, bom, maus, optei por não trocar.

Apenas o usei uma vês no sábado de Carnaval. Actualmente estou a tentar vendê-lo através de um site de leilões online para tentar recuperar o dinheiro. Não é que o casaco tenha algum defeito, simplesmente é demasiado piroso e não tem nada a ver comigo.

Enfim, devia ter tido mais coragem para chegar à beira da senhora e dizer: “Desculpe lá, mas afinal não o quero levar”. Uma frase tão simples que me teria poupado € 22,5 e que me daria mais algum espaço no meu armário.

Mochila Eastpak
3.º Lugar) Mochila Eastpak (Amazon.co.uk - £ 9,99)

Não comprava uma mochila nova desde 2001. Como a minha já estava bastante deteriorada e com o regresso das aulas de Russo decidi comprar uma mochila nova. Vi que as mochilas da Eastpak estavam em promoção no Amazon.co.uk e com o preço de 10 libras não foi difícil aproveitar a promoção. Sempre quis ter uma mochila da Eastpak, não por toda a gente ter uma, mas pelo seu design simples e prático. Duas semanas depois ela chegou a casa mas para meu descontentamento as alças estavam rígidas. É impossível usá-la sem que as alças fiquem espetadas para a frente em forma de triângulo. Já tentei andar em casa com ela para ver se as alças ganhavam a forma dos meus ombros e até tentei pôr alguns livros pesados para a moldar, mas sem efeito. Não me admira que estivesse tão barata, tem defeito!

Embora as compras online sejam muito úteis, sendo que até hoje tive muitas poucas razões de queixa, no que toca a roupa e acessórios o melhor é limitar-me a comprar nacional e em loja.

Vejo-me assim preso com uma mochila da Eastpak nova, sem uso, mas inútil pois não a posso usar sem parecer muito ridículo. Se a usar apenas num ombro não se nota, mas aí perde completamente o propósito para o qual a comprei.

Em 2012 vou tentar conter os meus impulsos consumistas e aprender a dizer não, por pior que isso pareça. Espero que daqui a um ano não sinta necessidade de repetir uma lista deste género, mas se o fizer, que esta seja mais curta ou pelo menos, menos dispendiosa.   

No comments: