Wednesday, November 16, 2011

Com Tranquilidade

Imagem DR
A selecção portuguesa derrotou a Bósnia-Herzegovina por seis bolas a duas carimbando de forma categórica o passaporte para o Euro 2012. Apesar do que o resultado possa indicar, o jogo de ontem foi tudo menos fácil para a equipa das quinas.

Com uma confortável vantagem de dois golos à passagem da primeira meia hora, a selecção soube impor o seu jogo, construindo jogadas de ataque e impedindo que a Bósnia saísse do seu meio campo. Rui Patrício era um mero espectador perante a incapacidade dos bósnios de sair em contra-ataque. Contudo, quando Portugal estava próximo de fazer o terceiro golo, num espaço de cinco minutos, Hélder Postiga é admoestado com um cartão amarelo por simulação de uma falta na área da Bósnia, enquanto as imagens do lance demonstram claramente que era falta, e sofre o 2-1 num penalty marcado por mão de Fábio Coentrão, precedida por um empurrão nas costas do jogador que passou incólume aos olhos do árbitro.

A segunda parte adivinhava-se complicada, mas Portugal soube reagir bem com uma fantástica jogada de Cristiano Ronaldo culminada com um remate à entrada da área que resultou no terceiro golo da equipa das quinas. Novamente a euforia dos portugueses estava destinada a ter sol de pouca dura. Mais um erro de arbitragem a negar um penalty claro por mão do jogador bósnio serviu de presságio para o 3-2 marcado em fora-de-jogo na sequência de um livre onde a defesa portuguesa foi penalizada pela sua passividade.

Felizmente a selecção não se deixou abater e partiu para a goleada com dois golos de Hélder Postiga e mais um de Miguel Veloso. Ontem foi uma noite de festa no Estádio da Luz com a selecção portuguesa a garantir o apuramento para o quinto Campeonato da Europa consecutivo que se irá realizar em Junho de 2012 na Polónia e na Ucrânia.

Mas ontem foi também uma noite de avisos. A facilidade com que o árbitro favoreceu a selecção bósnia é um claro sinal de interesses externos que a todo o custo querem impedir que Portugal tenha sucesso. Embora tenha passado um pouco ao lado das incidências do play-off, no mesmo dia que a selecção se preparava para jogar a cartada decisiva de apuramento para o Euro 2012, Michel Platini, Presidente da UEFA, prestou declarações onde afirmava que Messi iria ultrapassar todos os seus recordes. Um comentário aparentemente inocente mas que mais uma vez ignorava as prestações e a qualidade de Cristiano Ronaldo.

Além do apuramento para o Campeonato da Europa, a noite de ontem trouxe-nos duas certezas: a nossa selecção ainda é muito passiva a defender e não podemos esperar exibições imparciais por parte das equipas de arbitragem. Cabe a Paulo Bento escolher os melhores jogadores, e melhorar a capacidade defensiva da equipa nos oito meses que restam até ao Euro 2012.

O segundo problema será resolvido com uma equipa de qualidade capaz de praticar bom futebol e de vencer categoricamente as selecções que aparecerem pelo nosso caminho. Só assim seremos capazes de ganhar o respeito que merecemos, calando de uma vez por todas as vozes internas e externas que se alimentam do nosso insucesso. Ontem conseguimos fazê-lo apesar das adversidades. Ontem fomos maiores que nós próprios ao garantir um lugar que já era nosso por direito.

Agora resta-nos sonhar, esquecer os desertores, e seleccionar os melhores 23 para representar a selecção e tentar, com tranquilidade, ir o mais longe possível, sempre com a visão da conquista no horizonte.

O nosso lugar na História está à distância de um sonho.

No comments: