Tuesday, April 05, 2011

O Adeus do Levezinho

Foto DR
313 jogos, 174 golos, 2 Taças de Portugal, 2 Supertaças, 4 vezes vice-campeão português e finalista vencido da Taça UEFA em 2005, são estes os números que ilustram a passagem do Levezinho pelo Sporting CP. Três simples linhas, incapazes de descrever de forma significativa tudo aquilo que o eterno 31 representava para todos os sportinguistas.

Liedson chegou a Alvalade durante o defeso de 2003. Mais um brasileiro desconhecido com a curiosidade de ter trabalhado como caixa de supermercado, um verdadeiro pitéu para os humoristas desportivos. Mas não tardou para que o número 31 que usava o S ao contrário para dar sorte, se revelasse como uma verdadeira ameaça para as redes adversárias.

Os oito anos de leão ao peito podem ser resumidos em uma só época: 2004/05. Com o FC Porto em período de transição após a saída de Mourinho havia espaço para outra equipa se insurgir e conquistar o título de campeão. O Sporting CP era o favorito. A duas jornadas do fim bastava-te uma vitória e um empate. Pelo meio tinhas ainda a final da Taça UEFA para vencer, tudo parecia correr de vento em popa.

Eras o melhor marcador do campeonato com 25 golos, mais 9 na UEFA, mal podias adivinhar o que se ia passar a seguir. A derrota na Luz, nem vale a pena recordar, e quanto à final da Taça UEFA, em pleno Estádio de Alvalade, quero acreditar que para ti ainda aguardas no balneário impaciente pelo recomeço da segunda parte para poderes ter a tua oportunidade de levantar a Taça.

Tal como nesse jogo, deixas o Sporting CP a meio, não quiseste viver os últimos momentos desta temporada e partiste quando ainda havia esperança. Por um encaixe financeiro que não chega a traduzir o teu verdadeiro valor, escreveste o final da tua história verde-e-branca. O campeonato, já na altura perdido, tem agora um dono oficial. O segundo lugar também já não está ao nosso alcance, e vemos agora o terceiro ameaçado por um SC Braga que, partindo em desvantagem, começa agora a arrear caminho com voos mais altos no horizonte.

A Liga Europa ficou-se por Glasgow, mais uma vez, com o dissabor de um golo marcado no último lance da partida, e com a sensação que, estivesses tu em campo, as coisas podiam ter sido diferentes.

Continuas a deixar saudades nesta casa que tão bem representaste ao longo das últimas épocas. Obrigado pelos anos de Devoção, Dedicação e Glória e um até sempre. Até ao teu regresso.

Saudações Leoninas

No comments: