Wednesday, March 30, 2011

O Milagre da Bateria

O dia 29 de Março de 2011 devia ser referenciado nos anais da História como o Milagre da Bateria. Não fosse pela constante americanização cultural dos nossos media, poucos seriam capazes de compreender esta analogia. Na altura do Natal a comunidade judaica costuma celebrar o Hanukkah, ou Festa das Luzes. Uma celebração de oito dias que comemora o Milagre do Óleo, ao acenderem uma vela no Menorah (uma espécie de candelabro) em cada dia desta comemoração.

A história do Milagre do Óleo vale mais pelo seu valor simbólico que pelo feito propriamente dito. Aquando da reconquista do Templo de Jerusalém aos Sírios pelos Macabeus, estes decidiram rededicá-lo, contudo, tinham apenas óleo suficiente para iluminarem o templo durante um dia. Essa reserva de um dia acabou por durar oito, daí o milagre.

Uma das queixas mais comuns dos utilizadores de Smartphones é a duração da bateria. Já na segunda-feira o meu Android começou a avisar que a bateria estava baixa, mas chegado a casa esqueci-me de o carregar e apenas me apercebi disso no dia seguinte. Antes de sair de casa ainda peguei nele para o deixar a carregar, mas para meu espanto ainda tinha alguma bateria. Decidi arriscar e levei-o comigo. Durante o dia é raro usar o telemóvel pois estou sempre online e facilmente contactável, logo, fora algum imprevisto, não havia problema se a bateria não se aguentasse até ao final do dia. Mas assim não foi.

Volta e meia ia confirmar o estado da bateria, não fosse esta já estar descarregada, mas o aviso continuava igual, no vermelho, mas sem sinal de diminuir. Durante todo o dia recebi apenas uma mensagem. Um aviso da TMN para carregar o meu saldo nos próximos dias, ou arriscava-me a perder as mensagens grátis. Nesse momento temi que a bateria cede-se finalmente ao inevitável destino que lhe esperava, mas esta manteve-se estoicamente firme.

As horas passaram e prometi a mim mesmo não pegar mais no telemóvel até chegar a casa. Se a bateria aguentasse até lá, aquele dia seria para sempre relembrado pela épica resistência de uma modesta bateria, condenada ao insucesso. E assim foi.

A bateria que devia durar apenas algumas horas, aguentou durante pouco mais de um dia e meio. Vivemos num Mundo sedento por milagres, aqui fica a minha sugestão.

No comments: