Saturday, July 18, 2009

O Dia que Sucede ao Anterior e que Precede o Seguinte

UP
17 de Julho de 2009

O dia em que concluí a minha Licenciatura em Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria e Multimédia.

Um dia como qualquer outro. Um dia que podia ser relembrado como o dia em que, pela primeira vez, consegui correr sete quilómetros seguidos, ou como o dia em que fui ao festival Marés Vivas ver Scorpions, Guano Apes e Secondhand Serenade. Ou melhor, o dia em que escolhi não ir a esse festival. Mas não, o destino tinha reservado algo mais para este dia que, de outra forma, tão facilmente passaria despercebido no calendário.

Foram três longos anos que passaram depressa demais. Embora saiba que foram dados muitos e importantes passos em frente, não deixo de sentir que estou de regresso ao ponto de partida. Ao contrário das expectativas iniciais, o curso não me deu aquilo que eu mais queria, mas se calhar tal seria pedir demais a algo que não tinha como intenção satisfazer esse meu desejo. Contudo, o curso deu-me muitas coisas que até aqui tomei como garantidas, e ajudou-me a descobrir aquilo que realmente quero.

É triste chegar a este ponto e descobrir que muitas pessoas apenas se limitaram a confirmar as impressões iniciais que transmitiram no primeiro dia. Assim como é triste não ter tido tempo suficiente para conhecer melhor aqueles que tinham algo verdadeiramente novo a trazer para esta experiência.

Dia 11 de Agosto, vai fazer três anos desde o dia em que tomei a decisão final de ingressar no curso de Jornalismo e Ciências da Comunicação, abdicando, assim, do meu sonho de infância de ser Paleontólogo. Nunca me arrependi desta decisão, embora não seja raro encontrar-me a pensar sobre como seria se tivesse escolhido manter o rumo que planeava desde os oito anos de idade.

Nestes três anos, vi o meu curso mudar de nome, o número de cadeiras a aumentar e a forma de avaliação a ficar mais justa. Vi a extinção do quarto ano, as portas do Mestrado a abrirem-se com facilidade, e as do mercado de trabalho a fecharem-se a sete chaves.

Ao contrário de muitos, não sinto que seja a altura para deixar os estudos, mas sim para os continuar. Dentro de dois anos, esteja onde estiver, outra data não muito diferente deste 17 de Julho marcará o fim da minha etapa pelo segundo ciclo de ensino superior. A vida é feita de datas que ao início insignificantes, são para sempre relembradas na história que construímos.

No comments: